sábado, 7 de dezembro de 2013

50 anos de veredas e caminhos no forró pé-de-serra

MARIA VALNÍRIA PINHEIRO - (MARIVALDA KARIRI), Nascida no Sítio Milhã Velha, Município de Milhã - Região do Sertão Central do CEARÁ, Filha do Sr. Joaquim Luíz Pinheiro e Sra. Geralda Lopes Pinheiro, de família numerosa de 18 irmãos, de 3 casamentos do seu genitor, pois a sua mãe faleceu quando a pequena Marivalda tinha apenas 03 anos de idade e ainda criança descobriu a arte de cantar.
Aos 14 anos deu ínício a sua profissão artística, cantando na sua cidade natal, em festejos de igrejas, cidades e sítios de sua região.
Aos 15 anos o seu pai optou em colocá-la num colégio interno (orfanato), na cidade de Recife-Pe, na realidade, hoje em dia é o colégio Bom Pastor Juizado de menores da infância e adolescência de Recife pois o seu pai temia pelo seu futuro e a liberdade de escola de vida de sua filha.
E foi em Recife que Marivalda decidiu pela escola de ser uma forrozeira pé de serra. Em 31/05/57 na festa de coroação de N. Senhora do Carmelo houve um grande evento em frente a igreja da padroeira na Av. Dantas Barreto-PE e lá numa apresentação das meninas do Bom Pastor Marivalda era participante do Grupo, quando conheceu o Jackson do Pandeiro, daí então foi convidada a dividir palco com o famoso artista, em 2 músicas: “a ema” e “mochotó” e daí só depois de algum tempo deu uma parada para o seu primeiro casamento depois de perambular por vários lugares a procuro de apoio artístico e não encontrando; é como que o seu sonho já estivesse acabando resolveu casar-se ter filhos.
Marivalda saiu do casamento com 04 filhos um (01) homem e 03 mulheres; Marlon, Mag, Damy e Meg, os quais ela assumiu como pai e mãe e em l973 chega em São Paulo com seus filhos disposta e exposta a tudo e a lutar pelo seu sonho que havia deixado para traz.
Grava seu primeiro disco “Você pode ficar rico na zueira”, uma produção de Pedro Sertanejo, e Zeca Costa, pelo selo JAPOTI distribuído pela CBS.
No estúdio de Gravação conheceu um Gaucho de Santa Maria, Zeca Costa até hoje o seu Marido que pra ela é seu pai seu irmão, seu amigo. E tambem o Maestro e Prof. Oscar Gomes Cardin seu padrinho artístico que em seguida a levou para a gravadora REG FERMATAMARIVALDA foi a primeira cantora de forró a implantar humor na música, uma coisa que veio se adequar perfeitamente com o que MARIVALDA sabe fazer.
Em 1975, conseguiu um contrato pela RGE-FERMATA, quando numa turnet pela Amazônia em 1976 conheceu O SR. LUIZ GONZAGA, O REI DO BAIÃO, QUE TAMBEM ESTAVA NUMA TEMPORADA pela a Amazônia, pela bicicletas MONARK, ENCONTRO ESTE QUE MARIVALDA considera a sua faculdade artística. Juntando-se a caravana do Rei por alguns dias MARIVALDA abria o show para o Rei do Baião que muito lhe aconselhou a ficar naquela região que era constituída por nordestinos e seus descendentes, público consumidor do gênero e que seria muito proveitoso a ela. O fato ocorreu conforme dito por LUIZ GONZAGA que num outro encontro no ano de 1984 na cidade de PORTO VELHO EM RONDONIA, o Rei falou em público “O povo amazonense já conhecem MARIVALDA e a sua obra é de grande valor, no dia que a mídia descobri-la, não importa a época vai ter uma grande artista, MARIVALDA PELA SUA GARRA E LUTA NASCEU FEITA PARA 200 ANOS E FAZ PARTE DA ESTÓRIA CULTURAL DESSE PAÍS” concluío o REI.
Por Várias vezes em outras localidades dividiu palco com GENIVAL LACERDA POR QUEM MARIVALDA TEM GRANDE RESPEITO E ADMIRAÇÃO. JOÃO DO VALE, MESSÍAS HOLANDA, MARIA INÊS E OUTROS.MARIVALDA, entre Discos de vinil e CDs gravou 28 discos e deu entrevistas aos pricipais jornais do País Jornal o Globo, folha de S. Paulo, Diário de Pernambuco, Folha da Bahia<>
Músicas de sucesso: PESO DA SECA, CARIRI, VOZES DA SECA, BALANCE EU, FORRÓ DE VAQUEJADA, GRAÇA ALCANÇADA, TRIBUTO AO REI DO BAIÃO, E OUTRAS DE HUMOR COMO: TOCO CRU E VIAGEM DA CARMELITA e muitas outras.
Atualmente MARIVALDA está se preparando para dar início ao seu projeto : “MARIVALDA PURO SERTÃO” 50 ANOS DE VEREDAS E CAMINHOS NO FORRÓ PÉ DE SERRA.

3 comentários:

Marivalda Kariri - Museu e Casa de Cultura. disse...

MARIVALDA PURO SERTÃO
Nascer numa cidade grande ter papai e mamãe pra sustentar e servir de motivo de duvida no sofá do analista não é nenhuma vantagem. Queria ver mesmo mocinho mocinha da cidade, ter vindo ao mundo num sítio de nome Milha Velha, lá no sertão do ceará e ser hoje Marivalda
(foto), recordista de shows em todo Pais, principalmente no nordeste e todos estados que compõem a Amazônia sem contar a sua presença nos mais variados forrródromos nos Estados do Ceará, Pernambuco e Bahia na época do São João Esta figura sertaneja é antes de tudo uma Fortaleza, Pois sem querer rememorar a sua origem sofrida pé descalço, terra quente, traz sempre com o sorriso aberto e diz: não foi apenas eu que tive que cavar cacimba e levar lata de água na cabeça, tanger um jegue para se beber um gole d’água pois por isso, passou quase toda minha gente daquela época. Veloz,simpática, e um jogo de cintura incomparável. basta dizer que ela teve 22 irmãos e aos 3 anos ficou órfã de mãe e fez sozinha a sua decisão de ser : cantora repentista e compositora e tornou-se vitoriosa sem lembrar-se da sede da sua cidadezinha sem água e sem relembrar as noites sem luz.
MARIVALDA e suas mais variáveis performance, seu TRIO KARIRI. É: uma rica e bela história de uma verdadeira e pura sertaneja do CEARÁ
Fernando Lobo
Jornal do comercio-Rio (mutirão)

joao disse...

Kkkk

joao disse...

Kkkk